Brief

Summary:

The Controladoria-Geral da Uniu00e3o (CGU) participated in the "Getting Civic Tech Right for Democracy"" conference

A Controladoria-Geral da União (CGU) esteve presente na conferência internacional “Getting Civic Tech Right for Democracy”, realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), na última terça (17/10), em Paris. O evento reuniu cerca de 120 representantes ligados a ecossistemas de participação social em diversos países para debater sobre evolução, oportunidades e desafios das tecnologias cívicas no atual contexto das democracias modernas.

Na ocasião, as discussões iniciais apontaram para a necessidade de “redemocratização” com a adaptação do setor público à Era Digital diante da tendência mundial de perda de confiança nos governos e do avanço de tecnologias emergentes, como a Inteligência Artificial Generativa. Nos quatro painéis da programação, os debates se concentraram em como o setor público pode potencializar o impacto transformador das tecnologias cívicas na melhoria do engajamento com os cidadãos, atendendo as demandas por mais abertura, transparência, prestação de contas e responsividade.

O evento abordou a criação de espaços digitais de diálogo e de ferramentas deliberativas para garantir uma efetiva participação da sociedade nas tomadas de decisões governamentais. No painel “As Soluções são Adequadas para a Democracia? Riscos e Facilitadores das Tecnologias Cívicas para Reforço da Democracia”, o secretário nacional de participação social da Presidência da República, Renato Simões, apresentou a experiência do governo brasileiro com a criação da Plataforma Brasil Participativo. Outro destaque foram os números bem-sucedidos do PPA Participativo, que contatou com o engajamento online de 1,4 milhões pessoas cadastradas e mais de 8,2 mil propostas.

Para a CGU, responsável por conduzir as políticas de Governo Aberto, Transparência e Dados Abertos no Executivo Federal, bem como os portais e as ferramentas relacionados, o evento serviu para compartilhar experiências sobre o papel dos governos. Uma diretriz é o fomento a comunidades digitais na construção de espaços cívicos, o que facilita a comunicação e o alcance, por exemplo, das ações de transparência, tendo como pilares: liderança política, cultura de participação e sólido arcabouço legal-institucional. A Controladoria foi representada pelo servidor da Secretaria de Integridade Pública (SIP), Guilherme Fortuna.  

Tecnologias Cívicas

A OCDE define “Civic Tech” como o uso de tecnologias digitais para reforçar a democracia, permitindo que a sociedade seja informada, participe da tomada de decisões sobre políticas públicas e aumente a capacidade de responsividade dos governos. Essas ferramentas podem ser desenvolvidas e implantadas por uma variedade de atores do ecossistema, incluindo governos, parlamentos, setor privado, organizações sem fins lucrativos e cidadãos.

Highlights content goes here...

organized by the Organization for Economic Co-operation and Development (OECD)

Comptroller General of Brazil

Quick Insight
RADA.AI
RADA.AI
Hello! I'm RADA.AI - Regulatory Analysis and Decision Assistance. Your Intelligent guide for compliance and decision-making. How can i assist you today?
Suggested

Form successfully submitted. One of our GRI rep will contact you shortly

Thanking You!

Login

Enter your Email

Enter your email id below to signup.

Enter your Email

Enter your email id below to signup.
Individual Plan
$125 / month OR $1250 / year
Features
Best for: Researchers, Legal professionals, Academics
Enterprise Plan
Contact for Pricing
Features
Best for: Law Firms, Corporations, Government Bodies