Como desdobramento da Semana Dados BR, realizada no último mês de setembro, a Controladoria-Geral da União (CGU) promove a palestra online “Dados Sintéticos: Construindo Conhecimento com Respeito à Privacidade”, no próximo dia 23 de novembro, às 15h. A iniciativa será apresentada por Fabiana Clemente, co-fundadora e executiva de dados da startup portuguesa YData. O evento contará com transmissão ao vivo pelo canal da CGU no Youtube.
Dados sintéticos são informações geradas artificialmente, sob demanda e no volume desejado, sem que haja uma coleta completa de fenômenos ou eventos do mundo real. Normalmente criados por algoritmos, eles podem ser implantados para validar modelos matemáticos e treinar ferramentas de inteligência artificial, com potencial para resolver problemas de privacidade, escassez ou mesmo falta de representatividade dos dados.
A temática está diretamente associada à inovação a partir, por exemplo, de ferramentas de inteligência artificial generativa, realidade que tem sido debatida por diversos países no contexto de uso transparente e ético de dados, tanto no setor público como por organizações privadas. A palestra será moderada pelo diretor de Governo Aberto e Transparência da CGU, Otávio Neves.
Sobre a palestrante
Nascida em Portugal e atuando profissionalmente em Seattle, nos Estados Unidos, Fabiana Clemente desenvolveu expertise em tópicos como Análise Exploratória de Dados, Causalidade e Privacidade. Apaixonada por dados, ela combina a missão de melhorar as ferramentas para os cientistas de dados, assim como tornar os dados mais acionáveis e acessíveis para as organizações.
Em 2022, Fabiana foi premiada como “Founder of the Year” pela South Europe Startup Award, uma competição com o objetivo de reconhecer os melhores intervenientes do ecossistema de startups no sul da Europa.